sábado, 22 de março de 2008

Último Livro de Arthur C. Clarke

Alguns dias antes de sua passagem, Clarke finalizou a revisão daquele que seria seu último livro "The Last Theorem" . Além de ser sua última obra, este livro possui a curiosidade de marcar uma inédita colaboração entre dois titãs da era de ouro da FC, pois foi escrito em parceria com Frederick Phol.
O livro deverá ser publicado em Novembro de 2008 pela Editora Del Rey.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Jodorowsky em DVD!

Excelente notícia!

Saiu aqui no Brasil, pela distribuidora Silver Screen, um box com 4 DVDs do diretor Alejandro Jodorowsky.

Os filmes são LA CRAVATE, FANDO E LIS, EL TOPO e A MONTANHA SAGRADA. Os dois primeiros ainda não vi, mas os últimos são muito bons! EL TOPO é um faroeste metafísico que não se leva a série, e A MONTANHA SAGRADA é simplesmente um dos meus filmes favoritos!

Já está à venda na 2001.

Somos alguém na noite

Ganhamos post do grande Fábio Fernandes:

http://www.verbeat.org/blogs/posestranho/2008/03/mais-um-blog-amigo-que-chega-p.html

É pra quem pode, não é pra quem quer.

Agora, dê licença que eu vou ligar pro meu namorado, para ele dizer o quando eu sou maravilhosa e terminar de alimentar meu ego.

Vivendo em 1984

Estou longe de ser um fã do Paulo Henrique Amorim, mas o que aconteceu com ele nesta semana foi um absurdo. Não bastasse o fato de ter seu contrato rescindido sem motivos da noite pro dia, o IG ainda tentou impedi-lo de acessar o conteúdo de seu blog, impossibilitando-o de reaver tudo o que havia escrito até então ( situação essa já revertida com uma liminar obtida na Justiça).

Qualquer blogueiro deve estar bem atento ao desenrolar desse caso, pois diz respeito ao seu direito de ser reconhecido como autor do que você publica na internet.

Alguns anos atrás, me tornei assinante da Globo.com. A primeira coisa que fui procurar foi como ter um blog lá, afinal pago deve ser melhor, pensei. Quando fui ler o contrato (aquele bando de letrinhas que você tem que dizer que concorda pra prosseguir), notei que, para blogar lá, teria que abrir mão dos direitos do que escrevesse lá. Sim, tudo o que iria escrever lá seria de propriedade da Globo.com (que além da Globo, também é da Microsoft). Claro que não prossegui, e mantive minha conta no Blogger, que me assegura de que sou o dono de todas as bobagens que escrevo.

O mais assustador disso é pensar que, mais do que ser "roubado", tudo o que escrevi poderia ser apagado. No caso do Paulo Henrique Amorim, ele estava denunciando (mais uma) irregularidade na briga Daniel Dantas x Citybank. O que o IG fez foi, ao que parece, uma tentativa de impedir que essa informação fosse divulgada.

O comportamente da mídia é sempre assim: sempre que envolve grana a ética, a verdade factual, o manual de como elaborar uma boa matéria, tudo fica em segundo plano. Uma decisão como a do Google de bloquear o acesso a certos sites na China é vista como uma decisão de mercado - não se avalia se isso é certo ou errado, apenas se os acionistas terão lucro ou prejuízo.

Lembram do livro 1984, onde os arquivos históricos eram reescritos de acordo com a conveniência do Big Brother? Pois hoje bastaria ao BB deletar as informações indesejadas do provedor de internet, ou bloquear o acesso ao endereço eletrônico com as mesmas. Acho que os "deuses da FC" nos mandaram um recado ao fazerem Neuromancer ter sido publicado no ano de 1984.

Por isso, vale a dica manjada, mas verdadeira: sempre façam back-up DE TUDO!

O serviço de utilidade pública FiCA adverte:

http://www.thestar.com/DesiLife/article/347684

Jamais visite um leão vestindo as mesmas cores de uma zebra.

terça-feira, 18 de março de 2008

Overhead, without any fuss, the stars were going out.

Arthur C. Clarke (1917-2008)

http://news.bbc.co.uk/1/hi/uk/7304004.stm

Inspirou com igual intensidade meninos (e meninas) a se tornarem engenheiros, cientistas... leitores e escritores de FC.

Que as estrelas sejam o seu destino.

segunda-feira, 17 de março de 2008

A Study in Emerald

Estreando aqui no blog com uma dica sobre Neil Gaiman.

A Study in Emerald é um conto que mistura Sherlock Holmes com o universo de Lovecraft, e ganhou prêmio Hugo de melhor conto em 2004. Foi publicado na antologia Shadows Over Baker Street, e depois na coletânea Fragile Things.

Gaiman já avisa disponibilizado em seu site o conto em PDF. Agora, ele fez o mesmo com a versão em aúdio, em formato mp3.

Eu acho o conto bem interessante, e se você gosta do trabalho do Gaiman, não perca tempo: leia ou ouça (ou faça ambos).

Realidades/universos e dimensões paralelas

Lancei as perguntas nos meios fczistiscos mais bem-frequentados desse Brasil Varonil:
- Como se formariam realidades paralelas às nossas? Não digo em pontos de divergência, mas fisicamente, quanticamente...
- Onde estão essas realidades? Elas encostam na nossa? Há uma forma de percebe-las?
- Qual seria a sensação de entrar em contato com eles?
E recebi ótimas sugestões de leitura:
O Ivo Heinz sugeriu Michio Kaku, 'Hiperespaço', da Rocco e também algum livro de Álgebra Linear, além de artigos da Scientific American. A revista também foi indicada pelo Fabi on Eves, que ressaltou que na edição desse mês fala-se sobre isso.
A Christie Laisaitis lembrou do 'pretinho básico' do assunto, 'Universo numa casca de noz' do Hawking. E o Gerson Lodi Ribeiro recomendou fortemente 'The science in the science fiction' de Peter Nicholls, Brian Stableford e Dave Langford.
O Carlos Patati falou de 'The fabric of the cosmos' do Brian Greene, numa edição da Penguin - que realmente está com um preço bom na Travessa. Segundo ele, o livro apresenta bem 'os wormholes como ligação entre universos adjacentes como bolhas, a coisa da possibilidade dos buracos negros funcionarem como pontas desses possíveis acessos de um universo para outra, a coisa das dimensões espaciais minúsculas que funcionariam como microdobras na matéria e seriam desprezíveis na escala do muito grande'. O livro também tem edição em português, da Cia das Letras.
O Jorge Pereira comentou que o livro do Greene foi bastante criticado. A sugestão dele foi '
Gödel, Escher e Bach, Um Entrelaçamento de Mentes Brilhantes' do Douglas Hoffstader, para dar a base filosófica, além de recomendar o livro do Hawking...
Quanta coisa para ler só por causa de umas idéias bobas...

domingo, 16 de março de 2008

Black Rocket, revista virtual de FC...

Que chegou arrasando e incomodando já vai longe, muito além dos 3.000 downloads

Para baixar, opinar e APOIAR essa iniciativa,

http://www.black-rocket.blogspot.com

Comunidade da Editora Aleph no Orkut

Em



http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=47315957



Segundo o Delfin, em breve teremos o blog da editora!



Ah, a internet, essa inútil...

Update rápido: Na comuna já tem o check-list da editora presse ano. Só filé!

Queensrÿche no Brasil!

http://territorio.terra.com.br/canais/rockonline/noticias/ultimas.asp?noticiaID=15255

Ok, quem não gosta, PROBLEMA!

Eu adorooooooooooo o Reinado da Rainha. Tenho uns 4 albuns e um DVD. Mas nunca tinha visto ao vivo.

Para a minha alegria, porém, foi confirmado: DOIS SHOWS NO BRASIL.

O melhor? Vai ser a encenação de Operation Mindcrime I e II, que para mim são albuns MUITO F.C....

É torcer pro ingresso não ser caro!

Pra quem não conhece:
http://en.wikipedia.org/wiki/Operation_Mindcrime
http://en.wikipedia.org/wiki/Operation:_Mindcrime_II

http://www.youtube.com/watch?v=qm0w2D8vuJQ