segunda-feira, 17 de março de 2008

Realidades/universos e dimensões paralelas

Lancei as perguntas nos meios fczistiscos mais bem-frequentados desse Brasil Varonil:
- Como se formariam realidades paralelas às nossas? Não digo em pontos de divergência, mas fisicamente, quanticamente...
- Onde estão essas realidades? Elas encostam na nossa? Há uma forma de percebe-las?
- Qual seria a sensação de entrar em contato com eles?
E recebi ótimas sugestões de leitura:
O Ivo Heinz sugeriu Michio Kaku, 'Hiperespaço', da Rocco e também algum livro de Álgebra Linear, além de artigos da Scientific American. A revista também foi indicada pelo Fabi on Eves, que ressaltou que na edição desse mês fala-se sobre isso.
A Christie Laisaitis lembrou do 'pretinho básico' do assunto, 'Universo numa casca de noz' do Hawking. E o Gerson Lodi Ribeiro recomendou fortemente 'The science in the science fiction' de Peter Nicholls, Brian Stableford e Dave Langford.
O Carlos Patati falou de 'The fabric of the cosmos' do Brian Greene, numa edição da Penguin - que realmente está com um preço bom na Travessa. Segundo ele, o livro apresenta bem 'os wormholes como ligação entre universos adjacentes como bolhas, a coisa da possibilidade dos buracos negros funcionarem como pontas desses possíveis acessos de um universo para outra, a coisa das dimensões espaciais minúsculas que funcionariam como microdobras na matéria e seriam desprezíveis na escala do muito grande'. O livro também tem edição em português, da Cia das Letras.
O Jorge Pereira comentou que o livro do Greene foi bastante criticado. A sugestão dele foi '
Gödel, Escher e Bach, Um Entrelaçamento de Mentes Brilhantes' do Douglas Hoffstader, para dar a base filosófica, além de recomendar o livro do Hawking...
Quanta coisa para ler só por causa de umas idéias bobas...